terça-feira, 4 de agosto de 2009

Rolou no motOrkut! [parte 02]

O assunto do motOrkut de hoje é bem interessante mas desconhecido pela maioria! (Bem, espero que os outros posts tambem tenham sido interessantes! hehehe)
Falaremos sobre o AIS. Mas o que ou quem é esse AIS? A carta do baralho? sigla para Ares Intensos de Superioridade? Esse tal de AIS, significa na verdade Air Induction System (Sistema de Indução de Ar).
Nosso amigo AIS é um dispositivo formado por diafragmas e válvulas interligados com o carburador duplo, com o filtro de ar e cabeçote durante as etapas de admissão, explosão e escape. Em conjunto com os dois catalisadores, ele contribui para o baixo nível de emissões de CO². (Uma peça preta de plástico, localizada em frente ao motor do lado esquerdo).
Bem, para aqueles que AINDA nao intenderam o paragrafo acima vai uma explicação mais simples. Já observaram quando a moto está em marcha lenta, com o acelerador a zero por cento para usar o freio-motor a moto 'pipoca'? Algo parecido com "POH, POH, POH" (DEFEITOS especiais! hehe).
Entao, esse é o barulho do AIS fazendo efeito, ele injeta ar puro(sem combustível misturado) nessas situaçoes. Com a finalidade de eliminar a desnecessária alimentação de combustivel na redução!
Conclusao rapida, menos combustivel gasto, potência reduzida do motor, menor emissão de CO². E todo mundo fica feliz! Bem, quase todo mundo....

Alguns preferem desligar o Air Induction System, alegando o aumento da potência, desaparecimento do barulho e algumas vezes a necessidade pela presença de Injeção Eletronica na moto.
Já eu concordo com o grande amigo meu Paulada, quando disse "Moto não pipóca, escapamento não pipoca. Para quem tem um bom ouvido motociclistico, aquilo é a mais pura sinfonia de Bach". (A sinfonia também é a Pérola Negra e o Jack chegando!)
Imaginem a descida, desenrola o cabo, voce sozinho na pista, Steppenwolf sincronizado com Bach! Ahhh, nao me canso disso e de dizer o quanto eu amo minha moto!


Abraços e Beijos em seus devidos lugares!
Au revoir mon amie!

*Agradecimentos ao Paulada, Pato, Sergiao, Filó e Yuri que contribuiram para este post!

Um comentário:

MBGarbin disse...

sinceramente, eu me amarro nos poh poh poh da minha moto qdo eu soco uma reduzida nervosa nela.... eheheheheheh